Título
Que diferença faz? Teorias feministas e estudos sobre mulheres e gênero na América Latina
Organizadores
Ana Paula Vosne Martins
Cleusa Gomes da Silva
Julian Simões
Marlene Tamanini
Apresentação
Os estudos sobre mulheres e o uso da categoria gênero nas Ciências Humanas se organizaram e consolidaram nos meios acadêmicos e universitários na América Latina desde a década de 1980. Ao longo de quatro décadas, a produção intelectual e a realização de pesquisas inovadoras contribuíram para a crítica às formas de dominação e opressão sustentadas no gênero, em sintonia com os feminismos latinoamericanos, como fizeram também a crítica às exclusões e silenciamentos da produção intelectual, científica, literária e artística de mulheres, tanto no cânone, quanto nos currículos universitários. Passados quarenta anos, propomos às autoras e autores convidadas/os uma pergunta: qual a diferença que os estudos sobre mulheres e o uso da categoria gênero nas Ciências Humanas e nos Estudos Literários representam para a produção do conhecimento, para a formação intelectual de jovens estudantes universitárias/os e para a reflexão política contemporânea? Cada capítulo procura responder a pergunta a partir de um ponto de vista que articula memórias, experiências e reflexões das áreas de investigação, demonstrando a potência e a complexidade da área dos estudos sobre mulheres e da abordagem de gênero para conhecer o passado, compreender as iniquidades do presente, mas também a fim de nos armarmos intelectualmente para os enfrentamentos políticos que não cessam de nos assombrar e convocar à reflexão e à ação.
Formato
16x23cm
Número de páginas
348
ISBN
978-65-5330-088-0
Ano da edição
2026
Sobre os organizadores
Ana Paula Vosne Martins é doutora em História pela UNICAMP, com dois pós-doutorados em História realizados na Casa de Oswaldo Cruz (2005) e na Universidade Federal Fluminense (2015). É professora titular do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná.
Cleusa Gomes da Silva é graduada em História pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp (2001) e doutora em Educação pela Universidad San Lorenzo (2021).
Julian Simões é Mestre em Antropologia Social e Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Realizou Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unifesp. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Sociologia, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Mestrado Profissional em Sociologia da UFPR.
Marlene Tamanini é professora titular aposentada (em julho de 2022) do Departamento de Sociologia da UFPR. Tem experiência de ensino na área de sociologia clássica e contemporânea, metodologia da pesquisa e epistemologia no curso de graduação em Ciências Sociais e na pós-gradua ção de Sociologia da Universidade Federal do Paraná.
top of page
R$70,00Preço
Títulos semelhantes
bottom of page
![Que diferença faz? Teorias feministas e estudos sobre mulheres e gênero na [...]](https://static.wixstatic.com/media/6547c1_d23632b6649e4e3186b6eab0fc50a845~mv2.png/v1/fill/w_732,h_1059,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/6547c1_d23632b6649e4e3186b6eab0fc50a845~mv2.png)


























