top of page

Título

O Piauí oligárquico: política, sociedade e cultura

 

Organizadores

Teresinha Queiroz

Ronyere Ferreira

Márcio Douglas de Carvalho e Silva

 

Apresentação

"É necessário descentralizar os estudos sobre a Primeira República, superando a ênfase no eixo Rio de Janeiro - São Paulo - Minas Gerais, o chamado “eixo café com leite”, a fim de compreendermos as vicissitudes de um período que, embora tenha mantido em seu cerne estruturas herdadas do regime imperial, como o mandonismo, o patriarcalismo, o elitismo e o clientelismo, entre outros “ismos”, possui relevância incontestável na historiografia nacional. Pesquisas desenvolvidas de norte a sul do país têm revelado novos olhares sobre esse mesmo tempo histórico, desafiando visões homogêneas e contribuindo para a construção de uma narrativa mais plural e representativa. É nesse contexto que se insere esta coletânea: como parte de um esforço coletivo de descentralização epistemológica, de escuta atenta às especificidades regionais e de valorização das experiências políticas, sociais e culturais que marcaram as chamadas “províncias esquecidas” pela historiografia tradicional. Ao concentrar sua atenção sobre o Piauí, os capítulos reunidos demonstram como as oligarquias locais, a imprensa de circulação regional, as práticas judiciais, religiosas e intelectuais, bem como os conflitos ambientais – como as secas –, se inserem em dinâmicas nacionais mais amplas, ainda que mediadas por contextos históricos e sociais próprios, enraizados em trajetórias locais."

Jeferson Augusto da Cruz (Universidade Federal de Sergipe

 

Formato

16x23

 

Número de páginas

256

 

Editora

Cancioneiro

 

Ano de edição

2025

 

ISBN

978-65-83330-60-4

 

Sobre os organizadores

Teresinha Queiroz é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Piauí, onde atua junto ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (Mestrado e Doutorado). É sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e ocupa a cadeira 23 da Academia Piauiense de Letras. Autora de diversos livros, dentre eles Os literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as tiranias do tempo (EDUFPI, 2011), Do Singular ao Plural (EDUFPI, 2015) e História, Literatura, Sociabilidades (EDUFPI, 2015).

 

Ronyere Ferreira é doutor, mestre e graduado em História pela Universidade Federal do Piauí. Coautor do livro Tribunal de Contas do Piauí: narrativas sobre uma história centenária (1899-2022) (EDUFPI, 2022) e coorganizador das obras O Piauí oitocentista: economia, política, sociedade e cultura (Cancioneiro, 2023), Teatro & censura: intersecções entre arte e política no Ocidente (Cancioneiro, 2022) e História de Teresina (Mentes Abertas, 2020).

 

Márcio Douglas de Carvalho e Silva é doutor em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e realizou estágio de pós-doutoramento pelo Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Autor do livro Emigrados do sertão: secas e deslocamentos populacionais Ceará-Piauí (1877-1891) (Cancioneiro, 2024).

O Piauí oligárquico: política, sociedade e cultura

R$ 60,00Preço
Quantidade

    Títulos semelhantes

    bottom of page