top of page

Título

Do Sapé à Fátima: memórias de uma comunidade quilombola de Minas Gerais

 

Autor

Pedro Antônio da Gama Catarino

 

Coautores

Aline Guerra - Carolina Martins - Lilian Alexandra Santos Pinto - Lívia Monteiro - Luciano Magela Roza – Luiz Gustavo Santos Cota - Jonatas Roque Ribeiro - Raíssa Santos Valeriano - Rhonnel Américo Silva (Rhonnel Fatòlá) - Tailane de Oliveira Dias – Tayane Aparecida Rodrigues Oliveira.

 

Organização

Luiz Gustavo Santos Cota

 

Apresentação

Esta é uma obra guiada pela força de memórias vivas, compartilhadas por Pedro Antônio da Gama Catarino, o Pedrinho Catarino, como é conhecido na comunidade qui lombola do Bairro de Fátima, localizada na cidade mineira de Ponte Nova.

Nas páginas, os leitores podem conhecer de uma maneira terna a comunidade quilombola do Bairro de Fátima, conduzidos por Pedrinho. Localizada no município de Ponte Nova, Minas Gerais, a comunidade é o principal núcleo quilombola da Zona da Mata mineira, reunindo a maior parte das 3.751 pessoas autodeclaradas quilombolas no município, sendo a sexta maior população quilombola do estado.

 

Formato

14x21cm

 

Número de páginas

88

 

ISBN

978-65-5330-045-3

 

Sobre o autor

Pedro Antônio da Gama Catarino, popularmente co nhecido como Pedrinho Catarino, nasceu em 1948, em Ponte Nova, Minas Gerais. É fundador de associações comunitárias em Ponte Nova. Participou na construção da Capela do Bairro de Fátima e foi presidente da Escola de Samba do Bairro de Fátima. Atuante no movimento negro, bacharel em Direito e aposentado como Técnico de Segurança do Trabalho da Rede Ferroviária Federal. Ex-professor da Escola Família Agrícola de Jequeri; reconhecido pela Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais (N’Golo) como Mestre Quilombola, por seu notório saber.

 

Sobre o organizador

Luiz Gustavo Santos Cota é professor do CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em História Social pela UFF, mestre pela UFJF e graduado pela UFOP. Atua nas áreas de aboli ção, ensino de História, patrimônio cultural e relações étni co-raciais. Criado em ambiente do catolicismo popular, sua trajetória é marcada pelas negras memórias de sua família.

Do Sapé à Fátima: memórias de uma comunidade quilombola de Minas Gerais

R$ 40,00Preço
Quantidade

    Títulos semelhantes

    bottom of page